quarta-feira, dezembro 23, 2009

Natal...outa vez!

É Natal, mais um ano que termina.

E é Natal!

Porque é que as pessoas comemoram o Natal? Têm necessidade de, uma vez por ano, se mostrarem piedosas e complacentes? Necessidade de, uma vez por ano, ligarem aos que estão mais distantes? Fazer-se notar, no fim do ano "não te liguei nenhuma o ano inteiro, mas estou aqui?", "não sei as dificuldades que tiveste ao longo do ano (nem quero saber porque a minha vida é mais difícil que a tua, e mesmo que não seja, faço questão de afirmar que é!) mas só para relembrar que eu sou uma pessoa super amiga que não me esqueço de ti neste dia!"

O Natal para mim representa o nascimento do menino Jesus que continuamos a assinalar pela Pessoa, o Homem que foi. Jesus era um idealista, um sonhador, Jesus era um modelo de liberdade, simplicidade e também irreverência. Sim, irreverência para a época em questão.
Aquilo que os homens fazem em Seu nome, isso, é outra história. Natal, é o dia do Homem, Jesus.
Tudo o que vai para lá disto, para mim, é ruído.

E cá estamos prestes a entrar na véspera de Natal e eu ainda me pergunto... que raio é isto do Natal, que move multidões, que nem sabem o que é Natal! E cá estamos nós, na época do ano em que se gasta dinheiro a rodos em presentes inúteis, só porque, é Natal.

Sem comentários: